02/10/09

Nas encruzilhadas do Mito - das origens à actualidade

6 OUT | 18h30 | Reitoria SALÃO NOBRE




Mesa-Redonda com Eduardo Lourenço, Vasco Graça Moura e Marília Futre participando, ainda, o Reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa

Com esta mesa-redonda pretende-se sublinhar a pervivência de alguns mitos da Grécia antiga nos dias de hoje, através de três contributos e três perspectivas diferentes, que, certamente, contribuirão para chamar a atenção para a espantosa actualidade deste imenso filão da imaginação humana.

A "mitologia" é, ao mesmo tempo, uma colecção de mitos e uma explicação de mitos. Os mitos constituem uma manifestação sui generis de grande número de interrogações e representam a cristalização de muitas experiências acumuladas ao longo dos tempos. Desde épocas imemoriais que o Homem se interroga sobre o Universo que o rodeia e sobre o papel que desempenha no cosmo. Por isso, as histórias de deuses e heróis, que constituem a roupagem do mito, surgem-nos, frequentemente, carregados de uma aura de mistério. Constituem o âmago da maior parte dos géneros literários da Antiguidade (especialmente da epopeia e da tragédia) e têm desempenhado um papel de crucial importância na história da arte, da literatura e da música no Ocidente. Os mitos modelam o nosso pensamento e, em certa medida, condicionam o nosso comportamento colectivo.

Entrada livre sujeita à lotação da sala.

Organização e Informações
Prof.ª Doutora Marília Futre, da FLUL e Reitoria – Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE
Tel.: 21 011 34 48 | 21 011 34 06 | 21 011 34 85 | daci@reitoria.ul.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário