01/10/09

Cultura, p’ra variar



A cidade enche-se de Outono quando mais um ciclo se inicia na Universidade de Lisboa. Abre--se um novo ano de empenhos, reclamando a urgência de inovadoras realizações. No campus, a vida acelera, enche-se de juventude e de novos jovens à procura do seu espaço e de futuros promissores. Ainda que à mesa do debate nacional se sentem os fenómenos da crise, é com modesta satisfação que assistimos a um acréscimo de cerca de 6%, face ao ano anterior, no número de alunos matriculados no 1.º ano / primeira vez, através do Concurso Geral de Acesso (1.ª fase).

E torna-se urgente, cada vez mais, desafiar universitários e a sociedade em geral para o fomento de uma Universidade mais cosmopolita, mais cultural e mais enérgica, em todos os seus planos. Edificar e divulgar na cidade uma nova paisagem cultural fomentada por universitários, incitar a comunidade académica e a cidade à descoberta de uma Lisboa Universitária, que a par com outras cidades europeias, detém um papel de primeira água na Investigação Científica, na Cultura, no Saber, é o rumo da Universidade de Lisboa.

Cultura p’ra variar - Programa Cultural da Abertura do Ano Académico de 2009/2010, desenvolve-se e apoia-se numa malha de entidades que temos proposto para a produção cultural na UL, e que tem funcionado como instância actuante e como força dinamizadora e promotora de uma democracia participativa intra e extramuros que extravasa as fronteiras do campus em direcção à Cidade e ao País. É neste jogo de sinergias institucionais, e na integração das iniciativas de relevantes agentes socioculturais e científicos, que nos temos empenhado no desenvolvimento da cultura universitária, promovendo, neste movimento, a ligação da Universidade, não só à esfera cultural, mas também à esfera das instituições, ao tecido empresarial e à sociedade em geral. A promoção da inserção dos estudantes nesta manifesta cidade dentro da Cidade, apoiando a procura do seu próprio espaço de expressão e estimulando o papel dos jovens na produção cultural e científica da UL - tornado objectivo - é já uma marca indiscutível na vida da Universidade de Lisboa.

Ao longo de três meses, o Cultura p’ra variar 2009 apresentará apenas uma pequena parte da ampla e intensa produção cultural e científica da UL. Contudo, neste programa, a Universidade de Lisboa e os seus parceiros oferecem à cidade uma programação de 56 eventos de grande qualidade, numa programação pluridisciplinar e acessível a todos, a realizar em diversos locais, não só do campus mas de toda a cidade.

Até ao final de Dezembro, entre música, exposições, lançamentos de livros, conferências, visitas guiadas, workshops, gastronomia e cinema, o Cultura p’ra variar fará de Lisboa uma cidade mais universitária.

Sem comentários:

Enviar um comentário