26/10/09

Arte e Livros - Mostra da Colecção Particular do Professor Luciano Pinto Ravara

15 OUT a 13 NOV | Reitoria ATRIO DE ENTRADA



Apresentação ao público, pela primeira vez, de uma selecção de obras da colecção particular do Professor Luciano Ravara, reunida desde os seus tempos de estudante (de 1957 até ao presente). A mostra integra obras maioritariamente adquiridas em leilões, livrarias, antiquários, ou junto de amigos, apresentando livros, com destaque para primeiras edições de diversos autores portugueses como Almeida Garrett, Alexandre Herculano ou Guerra Junqueiro, entre outras obras de indiscutível valor histórico, abrangendo os sécs. XVII a XX; bem como, pintura, desenho e gravura de autores como Sónia Delaunay, Almada Negreiros ou Cargaleiro, entre outros.

A selecção inclui, também, um pequeno espólio provindo de herança familiar, do “Vencido da Vida”, Francisco Manuel de Melo Breyner, Conde de Ficalho, bem como, da biblioteca do Conde de Farrobo.

Comissário
Prof. Doutor Fernando Batista Pereira, da Faculdade de Belas-Artes da UL

Assessoria Técnica
Joana Nunes, Pedro Reisinho e Sílvia Jesus, mestrandos da FBAUL

Coordenação e Produção
Luciano Pinto Ravara e Isabel Bruxo, Marisa Costa, Dinis Costa, Marta Azevedo e Lara Carvalho


Luciano Pinto Ravara

Nascido em Lisboa, em 1939, Luciano Ravara completou o ensino secundário no Liceu de Camões, tendo ingressado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1956, licenciando-se e defendendo tese em 1963. Fez parte da equipa, liderada pelo Professor Arsénio Cordeiro, que lançou a UTIC (Unidade de Tratamento Intensivo Coronário), no Hospital de Santa Maria (HSM). Doutorou-se em Medicina, em 1975, e agregou-se em 1977. Foi Director do Serviço de Medicina I do HSM de Outubro, de 1995 a Junho de 2009, e Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Luciano Ravara, onde se jubilou em 2009. Foi, também, um dos fundadores da SEDES* (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) e da Pragma*, bem como, Secretário-Geral do Movimento Europeu Português, entre 1988 e 1998.
Publicou, entre inúmeros artigos clínicos em revistas de renome nacional e internacional, as obras Um século de recordações médicas lisboetas (Edições Cosmos 2001, Lisboa; com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa), Variações sobre o fenómeno humano (Agora Publicações, Lisboa, 2004) e Perspectivas da Medicina no séc. XXI (2008) e Fenómeno Humano; Revisitando o tema.

Entrada livre

Horário
Dias úteis, das 9h00 às 17h30


Informações
Reitoria-Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE | Tel.: 21 011 34 48 | 21 011 34 06 | 21 011 34 85 | daci@reitoria.ul.pt. Uma parceria com a FBAUL.

Sem comentários:

Enviar um comentário