09/11/09

Torre do Tombo - Visitas guiadas

 11 e 19 NOV | 10 h e 14h30 | TORRE DO TOMBO




A não perder a oportunidade de conhecer o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o arquivo central do Estado que preserva documentos originais desde o séc. IX até à actualidade.

NOVA DATA: 19 de Novembro às 14 horas


O Arquivo Nacional da Torre do Tombo tem como missão a salvaguarda, conservação, valorização e divulgação do Património Arquivístico Nacional suporte da nossa Memória colectiva.

Aqui se guardam cerca de 100km de documentos em suporte pergaminho e papel, sendo o mais antigo datado do séc. IX. Esta riqueza e diversidade documental permitem a investigação nas mais variadas áreas do saber: História, Direito, Medicina, Matemática, Astronomia, Geografia, Ciências. Literatura e outras. Os utilizadores dispõem ainda de uma biblioteca de apoio à investigação.

Com o objectivo de preservar os documentos e, simultaneamente, disponibilizá-los e difundi-los a um cada vez maior número de utilizadores, apostam-se em outros suportes alternativos, como a microfilmagem, e, mais recentemente, a digitalização.

Fazem-se visitas guiadas gratuitas a grupos até 25 pessoas, mediante marcação prévia no Serviço Educativo da Torre do Tombo.

Organização e Informações
Direcção Geral de Arquivos – Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Alameda da Universidade
Tel.: 21 78 11 500 | grec@dgarq.gov.pt. Uma colaboração com a Reitoria da UL – Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE | Tel.: 210 113 448.

Sem comentários:

Enviar um comentário