15/11/09

Doutoramento Honoris Causa Prof. Doutor George Steiner

26 NOV | Quinta | 15 h | Reitoria da Universidade de Lisboa


 
O Professor Doutor George Steiner (Extraordinary Fellow, Churchill College, Universidade de Cambridge) vai receber, em cerimónia solene, as insígnias do grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, através de proposta do Centro de Estudos Comparatistas (CEC) da Faculdade de Letras. Neste acto, o Professor George Steiner será apadrinhado pelo Doutor José Pedro Serra, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Figura de inegável prestígio no mundo académico e cultural, de currículo científico excepcional, o Professor George Steiner é um dos grandes pensadores do nosso tempo, figura de enorme reconhecimento internacional. Os seus múltiplos interesses levaram-no a cultivar diversas áreas do conhecimento, da literatura à filosofia, das artes plásticas ao teatro, da matemática à música, da física aos estudos de tradução. O modo rigoroso e ao mesmo tempo fertilmente diversificado com que aceita e questiona a tradição e ainda como interpela o real (em obras como Death of Tragedy, Grammars of Creation, passando por After Babel, Antigones ou Real Presences) faz de George Steiner um exímio comparatista e um verdadeiro mestre na arte de ensinar, de dar a ver, a pensar e a amar – muitas vezes se refere à responsabilidade ética de se ser professor. Esta vivida reflexão, simultaneamente luminosa e dolorosa, identifica-o bem como um homem do nosso tempo. Tem-se debruçado por diversas vezes sobre o estudo da literatura e da cultura portuguesas, designadamente com o ensaio “Foursome: The Art of Fernando Pessoa”, in: The New Yorker (8 de Janeiro de 1996), e com a conferência: “Near misses: The Destiny of Portuguese Literature in English”, proferida na Fundação Luso-Americana, em 2002.
 
Sessão Solene

14h00 Recepção de convidados com a participação da Feminina, Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Reitoria Átrio de Entrada

14h40 Formação do Cortejo Académico (Reitoria Sala do Senado).
Reitoria Sala do Senado

14h55 Início do Cortejo Académico.

14h55 Reitoria Salão Nobre

Coro da Universidade de Lisboa
Direcção Maestro José Robert

15h05 Abertura da sessão pelo Reitor da Universidade de Lisboa,
Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa

15h20 Acto de Outorga das Insígnias de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa ao Doutor George Steiner, Extraordinary Fellow do Churchill College da University of Cambridge, por proposta da Faculdade de Letras.

Neste acto, o Professor George Steiner será apadrinhado pelo Doutor José Pedro Serra, Professor Associado com Agregação do Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que proferirá o elogio.

Intervenção do Prof. Doutor George Steiner.

Coro da Universidade de Lisboa
Direcção Maestro José Robert

16h15 Encerramento da Sessão Solene

Coro da Universidade de Lisboa
Direcção Maestro José Robert
Cortejo Académico em direcção ao Átrio dos Passos Perdidos.
Beberete

Organização e Informações
Reitoria – Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE | Tel.: 21 011 34 48 | 21 011 34 06  | 21 011 34 85 | daci@reitoria.ul.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário