10/11/09

Gerações - Concerto de Abertura do Ano Académico da UL

18 NOV | Quarta | 21h30 | Reitoria AULA MAGNA



Um encontro, em palco, de várias gerações de intérpretes, que no país e no estrangeiro, têm prestigiado a Universidade de Lisboa. De facto, através das suas actuações que têm incluído óperas, cantatas cénicas, concertos sinfónicos, concertos com repertório de câmara e de música a cappela, grandes obras corais para orquestra, obras com pequenos grupos instrumentais ou acompanhamento de piano, entre outras, os Coros da Universidade de Lisboa são, desde há muito, dignos representantes da Cultura universitária.


Este concerto, especialmente dedicado aos membros da UL, mas aberto ao público em geral, representa um novo desafio dos Coros desta Universidade, e do seu maestro titular José Robert, resultando, como sempre, do Talento e do intenso e empenhado trabalho em prol da Música.

Mass of the Children, de John Rutter é uma obra que apresenta toda a temática da Missa numa forma ampla, universal e multifacetada, seja pela diversidade e riqueza musical, seja por incluir textos em latim e em inglês, estes, de Thomas Ken e de William Blake. Composta para Coro, Coro Infantil, Solistas e Orquestra, Mass of the Children confere uma dimensão especial ao papel do Coro Infantil, introduzindo as crianças como tradutoras duma linguagem algo cristalizada e encerrada, e, ao mesmo tempo, portadoras da unicidade e multiplicidade do ser humano.

Liebeslieder-Waltzer, Op.52, de Johannes Brahms, é um conjunto de 18 valsas para coro, escritas a convite do seu editor, e com o intuito de evidenciar a sua faceta criativa, alegre e brilhante. Os Liebeslieder alcançam um tal sucesso que o editor reitera o convite, o que resulta na composição de um segundo ciclo de valsas para coro, os Neue Liebeslieder, Op. 65. Os textos, revestidos da temática do amor cortês, resultam da recolha e tradução de poesia popular Russa, Polaca e Húngara, por Georg Daumer, que os coligiu na sua obra Polydora.

Programa


1.ª parte
Liebeslieder - Waltzer, Op. 52, Johannes BRAHMS (1833-1897)
para Coro de Câmara e Piano a 4 mãos

2.ª parte
Mass of the Children, John RUTTER
para Coro Misto, Coro Infantil, Ensemble Instrumental e Solistas

Piano João Lucena e Rodrigo Gomes
Solistas Rui Baeta e Ana Paula Russo

Ensemble de Sopros, Timbales, Percussão, Harpa, Contrabaixo e Orgão
Coro da Universidade de Lisboa
Coro de Câmara da Universidade de Lisboa
Coro Infantil da Universidade de Lisboa

Direcção José Robert

Para mais informações e programa detalhado consulte o site http://www.ul.pt/.
Entrada livre sujeita à lotação da sala


Organizações e Informações
Coros da UL e Reitoria – Divisão de Actividades Culturais e Imagem da DSRE | Tel.: 21 011 34 48 | 21 011 34 06 | 21 011 34 85 | daci@reitoria.ul.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário